Correndo através dos cursos: quão rápido é rápido demais?

- portuguese brazilian decision-making jenny lord leadership pedro paulo cunha training Dec 01, 2023

Eu tive uma semana decepcionante. Vi nas redes sociais que um dos meus ex-alunos acabou de concluir seu curso avançado de trimix. Isso pode parecer algo estranho de se dizer, afinal, eu deveria estar comemorando a conquista dele, certo? Minha decepção vem do fato de que ele completou seu curso anterior comigo há apenas dois meses, e eu suspeito fortemente que ele mal tenha feito mergulhos desse nível nesse meio tempo. Cheguei a essa conclusão devido ao curto período, corroborado pelo fato de ele não ter mostrado nenhum mergulho técnico em suas postagens bastante abrangentes em suas redes sociais. O que me preocupa ainda mais é que, embora ele tenha passado no curso anterior, ele precisou de muitos mergulhos extras, pois não estava no nível que eu esperava quando começou aquele curso. Descobri mais tarde que isso se deveu ao fato de ele não ter tanta experiência na configuração (sidemount) que estava usando. Agora, eu poderia pensar que foi claramente meu treinamento excepcional que o colocou em um nível em que ele estava imediatamente pronto para o trimix avançado... No entanto, não acredito que alguém (por melhor que sejam suas habilidades) estaria pronto para pular esses níveis tão rapidamente, e tenho certeza de que nenhuma instrução o teria colocado em uma posição de estar pronto no prazo que tínhamos.

Então, isso seria um fracasso da minha liderança? Começo cada curso com três ressalvas em relação à aprovação:

  1. Você é capaz de executar as habilidades? Com isso, quero dizer se você é capaz de executá-las com controle, estando neutro em flutuabilidade e em trim, sem subir, descer ou nadar. Você deve ter capacidade não apenas para executar a habilidade, mas também para ter consciência sobre si mesmo, seu parceiro e sobre o ambiente durante todo o tempo.
  2. Você vai colocar em risco a própria vida ou a de alguém? Isso diz respeito à sua atitude. Você toma decisões sensatas tanto antes quanto depois de um mergulho, bem como debaixo d'água? Essas decisões não coincidem (e muitas vezes não coincidirão) com o que eu faria, mas você vai tentar ultrapassar os limites e possivelmente colocar sua vida e a de outras pessoas em risco?
  3. Vou me sentir envergonhada por ter meu nome no seu certificado? Isso diz respeito à sua habilidade atual. Às vezes, as pessoas não podem mergulhar por um tempo, mas, se for o caso, você entende que não está mais no nível indicado no certificado e precisa de algum tempo e atualizações para voltar a esse nível?

Levei anos para conseguir expressar verbalmente esses três pontos, depois de ficar frustrada por ter que reprovar pessoas, mas nem sempre conseguia explicar o motivo, além de dizer 'você ainda não está pronto'. Afinal, eu vi outros instrutores aprovarem alunos cujas habilidades eram comparáveis, e ainda assim não me sentia à vontade para colocar meu nome no certificado dos meus alunos. Quando finalmente descobri como explicar as razões, isso significou que eu poderia fornecer aos alunos planos de ação muito melhores, para que eles soubessem no que precisavam trabalhar.

E quanto a esse aluno? Eu tinha dito a ele antes do curso sobre esses três pontos e, durante o curso, cheguei a dizer a ele que não achava que ele tinha tempo para desenvolver suas habilidades o suficiente para passar.

Ele provou que eu estava errada, trabalhou muito, dedicou mais tempo na água e elevou suas habilidades a um nível aceitável. A única coisa que indicava talvez que ele pudesse violar alguns dos pontos depois que o curso terminasse era sua falta de experiência em sidemount antes de começar. Como ele mesmo era um instrutor, parecia entender meu raciocínio e, durante todo o curso, estava tomando decisões sensatas e conservadoras, então eu não estava muito preocupada. O que nos traz ao momento presente.

Como mergulhador avançado certificado em trimix, agora ele deveria ser capaz de planejar e realizar mergulhos até 100m. Mas e se algo der errado? Será que ele realmente tem experiência suficiente para lidar com qualquer problema? Uma coisa é fazer mergulhos com um instrutor como rede de segurança, outra coisa é fazer o seu próprio mergulho. Se ele não tem muita experiência, será que conseguirá tomar boas decisões sob pressão? Eu não sei a resposta para essas perguntas. Só espero que ele comece devagar e não tente ultrapassar limites. Meu maior medo é receber a ligação ou ver a postagem anunciando a morte de um aluno - seria culpa minha?

Isso é uma das coisas mais difíceis sobre ensinar mergulho. A cultura prevalecente ainda é muitas pessoas fazerem um curso após o outro, sem dar aos alunos a chance de consolidar as habilidades que acabaram de aprender. Até que mudemos essa cultura, isso continuará acontecendo. Felizmente, existe um movimento que está gradualmente promovendo a qualidade em vez da quantidade. Isso está partindo de instrutores individuais, com algumas agências menores a bordo. Será necessário um grande salto para que as grandes agências se juntemà este movimento, afinal, elas ganham dinheiro com cursos, então qual é o incentivo para elas mudarem? Mas continuo otimista de que, no futuro, situações como essa se tornarão raras e a cultura desencorajará pessoas que desejam correr pelos cursos. Como mencionei em um blog anterior, espero que os alunos comecem a aproveitar o caminho, em vez de correr em direção ao objetivo.

 

Jenny Lord é uma instrutora de mergulho técnico em tempo integral. Antes de se dedicar ao mergulho, ela trabalhou por 10 anos em educação ao ar livre, ensinando escalada, caiaque em águas brancas, canoagem, vela, esqui, cavernas e ciclismo, entre outros esportes. Seu interesse em desenvolvimento de equipes começou com a educação ao ar livre, usando-a como uma ferramenta para ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre comunicação, planejamento e trabalho em equipe.

Desde 2009, ela mora em Dahab, no Egito, ensinando mergulho SCUBA. Agora ela é instrutora de mergulho técnico pela TDI, instrutora avançada de trimix, mergulhadora avançada de CCR com misturas e instrutora de CCR com helitrox.

 Jenny já apoiou vários mergulhos profundos como parte da equipe de mergulho da H2O Divers e trabalha como mergulhadora de segurança na indústria de dublês.

 Se você gostaria de aprofundar sua experiência de mergulho, considere fazer o curso de introdução online que mudará sua atitude em relação ao mergulho, pois a segurança é sua percepção visite o website.

 

Tradução: Pedro Paulo Cunha