Fatores Humanos no Mergulho para Leigos - Parte 10: Segurança psicológica

- portuguese brazilian dummies jenny lord leadership pedro paulo cunha psychological safety teamwork Jun 14, 2023

Em alguns dos outros blogs para leigos, mencionei a Segurança Psicológica. O que exatamente é isso e como podemos desenvolvê-la?

A Segurança Psicológica existe quando uma equipe pode falar sobre os problemas que estão tendo, sabendo que serão ouvidos e respeitados por falar, não agredidos ou ignorados. É desenvolvida com confiança, humildade e boa comunicação. Não é algo que pode acontecer da noite para o dia e pode exigir muito trabalho para ser construída, mas é a única característica definidora de todas as equipes de alto desempenho.

Confiança

A confiança é vital para a Segurança Psicológica. Se você não acredita que pode falar sem ser agredido, menosprezado ou pior ainda, expulso da equipe, então não há confiança. A confiança requer integridade e benevolência, bem como a crença de que a pessoa ou pessoas com quem você está mergulhando têm a capacidade de fazer o mergulho. Em outras palavras, você acredita que o restante da equipe fará o que dizem que farão (integridade) e que não estão fazendo isso apenas para si mesmos, mas também para o benefício dos outros (benevolência)?


Humildade


Humildade significa ser humilde. Isso não significa que você não é confiante, mas sim que você pode aceitar que não sabe tudo e não é o melhor em tudo. Isso também significa que você ouve os outros, tanto em sua equipe quanto fora dela.

Para uma boa comunicação, precisamos estar abertos a trabalhar nossa compreensão do que as pessoas estão nos dizendo. É fácil fazer suposições em conversas e às vezes as entendemos errado, então precisamos entender que cabe ao receptor da informação verificar se temos uma compreensão adequada do que o remetente nos disse. Para obter mais informações sobre comunicação, leia último blog sobre comunicação  da série para leigos.


Posso dar um feedback para você?

Recentemente, eu estava ensinando um curso e, no final, fiz minha revisão pós-curso habitual. Isso incluiu fazer o aluno me dizer quais eram seus pontos fortes e no que ele precisava trabalhar mais (e como ele faria isso). Quando terminamos, ele olhou para mim muito timidamente e disse "posso dar um feedback para você?". Eu conheço esse aluno há alguns anos e confio que ele me dará um feedback útil. Nossa comunicação sempre foi direta e tentei deixar claro que estou aberta para aprender. Ele também confia em mim o suficiente para saber que poderia dar feedback sem que eu levasse para o lado pessoal. Fico feliz que a confiança esteja lá, porque o feedback que ele me deu (que às vezes as coisas pareciam um pouco apressadas e, como ele estava fazendo mergulhos mais profundos do que antes, mais tempo teria dado a ele a chance de relaxar um pouco mais e ficar em um estado mental melhor) foi realmente útil. É uma mudança muito fácil para mim fazer e vale a pena fazer se ajudar meus futuros alunos a melhorar.


Vai nos dois sentidos...


Como mostrado pelo exemplo acima, a segurança psicológica vai nos dois sentidos - do líder para os seguidores em uma equipe, bem como entre os colegas. No entanto, é o líder que normalmente estabelece o tom e um bom líder fará o melhor para garantir que haja uma cultura de segurança psicológica dentro da equipe. Isso pode ser desafiador no começo, pois exige coragem para se abrir, especialmente porque a humildade é vista como uma fraqueza por algumas pessoas que não entendem seu valor. Uma maneira simples de começar é, como líder, admitir para a equipe um erro que você cometeu. Não precisa ser nada enorme, todos cometemos pequenos erros todos os dias. Admitir algo tão simples como "Eu entendi errado o sinal com a mão" ou "Eu esqueci meu lastro" mostra à equipe que você tem humildade - é capaz de reconhecer que comete erros. Também mostra a eles que é aceitável compartilhar esses erros, algo que é realmente importante, pois permite que todos aprendam com os erros dos outros.


Resumindo, a segurança psicológica deve ser construída sobre uma base de confiança, humildade e boa comunicação. Todas essas habilidades exigem prática e admitir seus próprios erros é uma das maneiras mais fáceis de começar a construir essa cultura. Quando existe, é uma das ferramentas mais fortes para uma equipe forte e de alto desempenho e você verá rapidamente os benefícios.

 



Jenny é uma instrutora de mergulho técnico em tempo integral. Antes de se dedicar ao mergulho, ela trabalhou por 10 anos em educação ao ar livre, ensinando escalada, caiaque em águas brancas, canoagem, vela, esqui, cavernas e ciclismo, entre outros esportes. Seu interesse em desenvolvimento de equipes começou com a educação ao ar livre, usando-a como uma ferramenta para ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre comunicação, planejamento e trabalho em equipe.


Desde 2009, ela mora em Dahab, no Egito, ensinando mergulho SCUBA. Agora ela é instrutora de mergulho técnico pela TDI, instrutora avançada de trimix, mergulhadora avançada de CCR com misturas e instrutora de CCR com helitrox.


Jenny já apoiou vários mergulhos profundos como parte da equipe de mergulho da H2O Divers e trabalha como mergulhadora de segurança na indústria de dublês.
Se você gostaria de aprofundar sua experiência de mergulho, considere fazer o curso de introdução online que mudará sua atitude em relação ao mergulho, pois a segurança é sua percepção visite o website.